O ESPETÁCULO


Seguindo a esteira do texto, o espetáculo também se propõe ágil, limpo, conciso enchendo os olhos dos espectadores de imagens (mais sugestivas do que diretas), os ouvidos de sons (nascidos mais da plástica vocal dos atores do que de instrumentos musicais). O espetáculo, obedecendo a proposta do autor de ser um monólogo, deu vida a um boneco gigante manipulado por três artistas cênicos. Esse boneco-personagem vendedor de cerâmicas na feira, entre pregões e canções, narra os acontecidos dessa fábula surreal, fantástica, sociológica, mítica, política, moderna-atual no sentido mais amplo dessas palavras e, mais do que tudo, poética.


- Cenário:
Uma banca de feira em que a Vendedora-Contadora de Histórias vende seus artesanatos em cerâmica. Com dois metros de frente por 80 centímetro de largura, essa mesa-cenário comportará embutidos dispositivos de iluminação e refletores adaptados especialmente para o espetáculo. Os artesanatos de cerâmica são elementos do cenário, inclusive os três bonecos protagonistas da fábula.
Obs: o figurino da Vendedora-Contadora de Histórias, por suas qualidades expandidas, se incluirá como elemento de composição cenotécnico.

- Sonoplastia:
Mistério das Figuras de Barro será um espetáculo sonoro: sons, ruídos e cantos de feiras populares e religiosos, sempre feitos ao vivo, pelos próprios atores-manipuladores, preencherá todo o espetáculo. Apenas gravações de conversações de multidão gravado em ambiente real, em momentos chaves, serão projetados eletronicamente. Uma observação: pelas entonações inusitadas, os prolongamentos estudados, as onomatopéias vocais e o próprio texto falado, articulado terá qualidades de sonoplastia cênica.

- Figurino:
A Vendedora-Contadora de Histórias, portará uma indumentária-capa, longa, com desenhos simbólicos e abstratos: servirá para "ocultar" os dois atores-manipuladores postos à sua frente que, portando indumentárias de igual textura, causará ilusão de ótica, ficando "invisíveis", apenas se revelando em momentos chaves quando retiram as máscaras e atuam em primeira pessoa.

- Maquiagem:
A única maquiagem será a da Vendedora-Contadora de Histórias que, sendo um boneco gigante, terá pintura característica desses bonecos de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário