quinta-feira

Ensaio Aberto 04/09/2013

O ensaio aberto desta quarta-feira contou com a presença dos alunos do Colégio Nossa Senhora da Graça (DAMAS), de Vitória de Santo Antão. O professor Durval Cristóvão levou seus alunos do 9° ano do ensino fundamental e do 2° ano do ensino médio.

Ainda durante os últimos ajustes o público já foi autorizado por Sebastião (diretor da peça) a entrar na sala de espetáculo, ele pediu às pessoas que escrevem em pequenos pedaços de papel alguma coisa que elas gostassem, fenômenos da natureza, por exemplo.
Tudo preparado, Sebastião como sempre deu as boas vindas aos presentes, falou brevemente sobre o processo de construção do espetáculo e convocou dois voluntários para fazerem parte do aquecimento inicial junto com os atores. Assim, como no primeiro ensaio aberto, os atores começaram um aquecimento vocal se utilizando do papeis que foram espalhados na mesa e eles deveriam falar de acordo com o que estava escrito. Sebastião dispensou os voluntários e agora era hora de passar o texto do espetáculo, então eles demonstraram não o espetáculo todo, mas algumas cenas.

Em seguida Sebastião chamou um voluntário que ficou no lugar dele, após algumas instruções a aluna ficou manipulando a grande boneca. Depois chamou-se outro voluntário, que desta vez ficou no lugar de João Guilherme, eles então passaram uma cena do personagem Damião Luiz, onde João dava a fala enquanto o aluno experimentava manipular o boneco da personagem. Por fim, Sebastião chamou um terceiro voluntário, que agora ficou no lugar de Juliana, manipulando Gerônima.

Com os três voluntários ainda a postos, eles passaram algumas outras cenas. Juliana, João e Sebastião davam as falas, enquanto os alunos manipulavam os bonecos. Durante todo esse processo, em alguns momentos, Sebastião foi explicando sobre a relação ator-boneco, sobre manipulação e como fazer esse processo funcionar. Em vários momentos João e Juliana iam dirigindo os alunos.
Após este momento os voluntários voltaram para a plateia e Juliana, João e Sebastião retomaram seus postos e fizeram mais demonstrações de algumas cenas. Depois de um tempo Sebastião chamou ainda outro voluntário, então a aluna ficou manipulando a grande boneca e ele foi conduzindo o ensaio ajustando alguns movimentos e sempre se comunicando com o público. Foi um verdadeiro ensaio-aula, muito enriquecedor.


Para finalizar, os atores foram para o proscênio e iniciou-se um momento de debate onde o público pôde fazer perguntas, fazer suas observações, os voluntários que participaram nos vários momentos puderam também falar sobre como foi a experiência de participar do ensaio tão vivamente.



Debate ao final do ensaio.

Voluntários que participaram dos vários momentos proporcionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário