quinta-feira

Quando houve o primeiro encontro

"Tivemos hoje o primeiro encontro de montagem de Mistério das Figuras de Barro. Falei à Juliana e João da minha relação com a obra de Osman Lins, iniciada quando da minha proposta (não selecionada) de dirigir uma de suas obras para o Aprendiz em Cena, projeto do Centro Apolo-Hermilo. E que a atual concepção de encenação de Mistério surgiu quando da minha direção de leitura dramatizada desse texto no Centro Cultural dos Correios.
Fizemos uma primeira leitura e após conversarmos largamente sobre o texto e suas qualidades dramatúrgicas e a riqueza literária de Osman Lins e a enorme acuidade do seu olhar sobre social mas, sobretudo, de sua lucidez intelectual que, mergulhando na alma e nas coisas do povo nordestino, devido a sua linguagem e abordagem narrativa, faz com com os fatos e causos narrados adquiram status universalizantes.
Também conversarmos sobre a modernidade de Mistério, não só porque ele transita com desenvoltura pelo surrealismo, o realismo fantástico, a literatura de denúncia mas sobretudo pela sua força artística."


por Sebastião Simão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário